É a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos.
Arquitetura ou Engenharia Civil?
Os profissionais das duas áreas intervêm no meio ambiente por meio de construções. O arquiteto projeta e organiza espaços de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Já o engenheiro civil projeta e executa obras. Ambos atuam na construção de edifícios, mas o arquiteto tem exclusividade no trabalho planejamento urbano e regional, monumentos e patrimônio cultural. Ao engenheiro cabe a responsabilidade por obras de infraestrutura.
Mercado de Trabalho
As obras civis para os grandes eventos esportivos que o Brasil sediará – a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos – movimentam o mercado de trabalho no setor da construção civil e aumentam a procura por arquitetos. No entanto, por mais importantes que sejam esses megaeventos, eles são pontuais. “O que vai repercutir mais na profissão é o mercado da construção voltado para a população em ascensão econômica no Brasil”, diz Giovana Paiva de Oliveira, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. O potencial que esse segmento representa para a área de arquitetura e urbanismo pode ser explicado pelo notório déficit habitacional brasileiro. Os principais empregadores do arquiteto são empresas do setor público, responsáveis por obras de infraestrutura e urbanização, e construtoras e incorporadoras. A maior parte das vagas está no Sul e Sudeste. O mercado no litoral do Nordeste também cresce bastante com o incremento do turismo.
Salário inicial: R$ 4.068,00 por 6 horas diárias (fonte: Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo).
As melhores escolas
5 estrelas
MG Belo Horizonte UFMG, PE Recife UFPE, RJ Rio de Janeiro UFRJ Arquitetura e Urbanismo; Comp. Paisagística, RS São Leopoldo Unisinos, SP campinas Unicamp, São Carlos USP, São Paulo USP.
4 estrelas
BA Salvador UFBA, DF Brasília UnB, GO Goiânia PUC Goiás, MG Viçosa UFV, MS Campo Grande UFMS, PA Belém UFPA, PB João Pessoa UFPB, PE Recife Unicap, PR Curitiba PUCPR, UFPR, Londrina UEL, RJ Rio de Janeiro PUC-Rio, RN Natal UFRN, RS Passo Fundo UPF, Pelotas UFPel, Porto Alegre PUCRS, UFRGS, UniRitter, SC Florianópolis UFSC, SP Campinas PUC-Campinas, Presidente Prudente Unesp, São Paulo Mackenzie.
3 estrelas
AL Maceió Ufal, AM Manaus Ceulm/Ulbra, Fametro-AM, Uninorte-AM, AP Santana Unifap, CE Fortaleza UFC, Unifor-CE, DF Brasília UniCEUB, MG Belo Horizonte Fumec, PUC Minas, UniBH, Juiz de Fora CES/JF, UFJF, Poços de Caldas PUC Minas, Uberaba Uniube, Uberlândia UFU, MT Cuiabá UFMT, PA Belém Unama, PB João Pessoa Unipê, PI Teresina UFPI, PR Maringá UEM, RJ Niterói UFF, Rio de Janeiro UGF, RS Caxias do Sul UCS, Novo Hamburgo Feevale, Pelotas UCPel, Santa Cruz do Sul Unisc, Santa Maria UFSM, Unifra, SC Balneário Camboriú Univali, Blumenau Furb, Criciúma Unesc-SC, Florianópolis Unisul, SP Araras Unar, Bauru Unesp, Unip-SP, Franca Unifran, Mogi das Cruzes UBC, Ribeirão Preto Moura Lacerda, Salto Ceunsp, Santa Bárbara d’Oeste Unimep, Santo André UniABC, Santos Católica Unisantos, São Carlos Unicep, São Paulo Belas Artes, Esc. da Cid. - Fac. de Arquit. e Urbanismo, Faap Arquit., USJT, TO Palmas UFT.
O Curso
O currículo mescla disciplinas das Ciências Humanas e de Exatas. O primeiro semestre é bastante teórico, mas, já a partir do segundo, há maior carga de aulas práticas. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. Atenção: a Uneb-BA oferece um curso especificamente de Urbanismo, que prepara para atuar no planejamento e desenvolvimento das cidades. Já o curso de Composição paisagística da UFRJ forma o profissional que desenvolve projetos de planejamento paisagístico tanto para casas como para grandes espaços públicos, como praças e parques urbanos.
Duração média: cinco anos.
Outros nomes: Comp. paisagística; Urbanismo.
Aplicações
Arquitetura industrial
Organizar o espaço interno, definindo os materiais de acabamento e a distribuição de móveis.
Arquitetura de interiores
Planejar projetos para instalação de indústrias, respeitando as normas de segurança.
Arquitetura Verde
Desenvolver projetos residenciais e comerciais que respeitem o meio ambiente e que se integrem com as características naturais do local.
Comunicação Visual
Criar a identidade visual de empresas e produtos, com logotipos e material impresso ou digital.
Paisagismo e ambiente
Desenvolver espaços abertos, como jardins, parques e praças.
Edificação e construção
Projetar e coordenar obras, definindo materiais e controlando prazos e custos.
Luminotécnica
Fazer o projeto de iluminação de grandes e pequenos espaços. Realizar a iluminação de eventos.
Restauro de edifícios
Recuperar casas e prédios antigos ou deteriorados, mantendo as características originais.
Urbanismo
Planejar uma região, cidade ou bairro, criando o plano diretor e o zoneamento.